quinta-feira, 20 de maio de 2010

Qual é o seu objetivo?




Essa constante busca pelo que ainda não conseguimos, às vezes, pode tornar-se um tanto cansativa. Principalmente quando somos obrigados a mudar de direção no meio do nosso árduo caminho.



Todos os livros de auto-ajuda quando citam os caminhos do sucesso, tem como primeiro passo a exposição de um objetivo. Se não houver um objetivo claro a ser alcançado, nada funcionará! Você pensar em ser feliz, ser rico e ter saúde não quer dizer nada... Esses não são objetivos claros! Seria como você entrar num táxi e ele perguntar: "para onde?" e você responder: "para frente!"...



Então me deparo com os fatos! Até que ponto manter a marcha no mesmo sentido é importante? Tentando ser mais clara a pergunta é: Até que ponto devemos insistir no mesmo objetivo? Onde estão os sinais que nos dizem quando parar e começar de novo... E de novo...?



Persistência é a palavra?

 

Todos nós que tivemos experiências emocionais e profissionais sabe que manter-se focado no mesmo objetivo é muito difícil, devido aos constantes deslizes que sofremos no percurso. Eu mesma, várias vezes escutei críticas a respeito de minhas falhas devido à falta de persistência.



Isso me fez refletir sobre a lenda do urso, escrita por César Romão...



"Certa vez, um urso faminto perambulava pela floresta em busca de alimento.A época era de escassez. Porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores.

 

Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, dirigiu-se para uma grande fogueira, ainda ardendo em brasas e dela tirou uma enorme tina de comida.

 

Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando a comida.

 

Enquanto abraçava a tina, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade,era o calor da tina que o estava queimando. Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a tina encostava.



O urso nunca havia experimentado aquela sensação; interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida.

 

Então, começou a urrar muito alto. E, quanto mais alto rugia, mais apertava a tina quente contra seu imenso corpo.



Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele apertava contra o seu corpo e mais alto ainda rugia.

 

Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso,praticamente sentado, recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. Ele tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na tina e, seu imenso corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo.



Quando terminei de ouvir esta história do mestre Jomano, percebi que, em nossa vida, por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser importantes.

 

Algumas delas nos fazem gemer de dor; nos queimam por fora e por dentro, e mesmo assim, ainda as julgamos importantes.



Temos medo de abandoná-las e esse medo nos coloca numa situação de sofrimento, de desespero. Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos.

 

Para que tudo dê certo em sua vida, é necessário reconhecer, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar condições de prosseguir.

 

Tenha a coragem e a visão que o urso não teve.

 

Tire de seu caminho tudo aquilo que faz seu coração arder.

 

Solte a tina, solte a tina...

 

Quando soltá-la, perceberá que você pode libertar-se e que, com certeza, tudo vai dar certo.”



Infelizmente ainda não alcancei a sabedoria necessária para enxergar nas entrelinhas que futuro devo seguir. Guiada pela emoção, tenho em mente hoje seguir aquilo que me dá mais prazer e talvez eu ache que é necessário ter o coração ardendo! Sei que vou ter que recuperar o tempo quando perceber que sonhar demais não é permitido quando o assunto é a batalha diária da sobrevivência, mas até lá, embora meu cérebro não entenda a magnitude da palavra "felicidade", este será meu grande e único objetivo...



Um comentário:

  1. Dúvida constante a todo o ser humano. Enquanto escrevo, muitos seres humanos estão a busca do sentido da vida, do universo, da nossa existência e etc... Uns vão pensar na teoria da evolução, outros em Alah, Buda e eu em DEUS. Mas não é uma pergunta fácil ! não se preocupe, ame, brinque, leia, pense e siga em frente, pois pequenos objetivos se transformam em uma série de pequenas realizações que aos olhos dos outros é um grande objetivo.

    Bjs,

    Luis Alfredo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...