Tornar-se uma pessoa
pública é, antes de mais nada, abrir o coração para o mundo. Quando nos
expomos, recebemos palavras lindas, de carinho... palavras de incentivo, com
críticas construtivas... palavras que desestimulam e nos fazem pensar... É um
aprendizado.
Inspirado nesse
tema, encontrei um artigo no site do administrador Augusto Campos, que tem muito a
acrescentar à todos nós.
"Como reagir a
críticas de maneira construtiva
É claro que há
situações em que o que você precisa fazer é realmente refutar e discutir as
críticas recebidas. Mas as dicas abaixo são para os demais momentos, aqueles em
que você pode e deve reagir com tolerante elegância, aceitando de forma
positiva a crítica feita sem intenção de ofender.
- Segure a sua primeira reação:
conte até dez, deixe passar 2h, aguarde para responder só amanhã… Sua
primeira reação pode tender a ser muito mais emocional do que racional, e
reduzir a chance de resolver algum eventual problema real, ou de ter algum
aprendizado com a experiência. Às vezes é necessário morder a isca e
entrar em um bate-boca, mas se você entrar em todos eles, pode até
“ganhá-los” várias vezes, mas progredirá menos. Reagir a provocações pode
ser importante, mas não é boa estratégia – quem sempre reage pode ser
facilmente manipulado e conduzido.
- Não desperdice o feedback:
por mais mal-educada e inapropriada que a crítica seja, ela traz em si
algum feedback – sobre o seu serviço, sobre você mesmo ou até sobre a
pessoa que está criticando. Identifique-o, e atue sobre ele, mesmo que
você não vá responder ao autor.
- Agradeça, mesmo que sob o
ponto de vista de quem fez a crítica, o ato em si seja um desperdício. A
crítica é um feedback importante, e pode contribuir para a melhoria do seu
desempenho, mesmo que a intenção dela seja ofender e magoar. Agradecer, e
de fato levar em conta a informação recebida, pode ser uma boa resposta
inicial, principalmente quando você tem certeza de que, a longo prazo,
você será cada vez mais bem-sucedido na iniciativa que está sendo
criticada.
- Identifique o núcleo da
questão. Muitas vezes, uma crítica válida vem embalada em uma série de
camadas de ofensas. Identificar e responder somente à crítica que é o
centro da questão é uma forma energeticamente econômica de passar a
mensagem de que o reclamante não está à altura de ofendê-lo, e de que
manifestações futuras podem se concentrar no aspecto crítico da questão,
dispensando as tentativas de ofender, porque elas não colam mesmo.
Na maioria das
vezes, as críticas viciosas são reflexos de problemas de quem está criticando,
e não de algo que a pessoa que está sendo criticada fez, ou deixou de fazer.
Mas só podemos controlar a nós mesmos, e não aos outros, portanto cabe a cada
um de nós saber como prefere lidar com a situação."
Sensacional, não é?
OLá Eliane.
ResponderExcluirMuito legal este post, concordo plenamente.
Voce que lhe enviei um e-mail e uma DM?
Abraços!!
http://devoradordeletras.blogspot.com/