quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dez dicas preciosas para o escritor




Facebook. Hoje nomeia toda uma geração, a “F”, que segundo pesquisas, prefere estar conectada às redes sociais do que ter uma namorada ou mesmo um carro. Mais do que um lugar para “fazer amigos”, e aqui deixo entre aspas na dúvida a respeito do que é ser amigo no século XXI, o site já conta com 750 milhões de usuários. Hoje, se fosse um país, Facebook ultrapassaria os Estados Unidos e se tornaria a terceira nação mais populosa do planeta, atrás apenas de Índia e China.

A receita da empresa na primeira metade do ano praticamente dobrou para 1,6 bilhão de dólares, por conta do apelo da maior rede social do mundo por publicidade. Com todas as atenções voltadas para um mercado “virtual” que cresce feito grama, e a necessidade de ganhar um lugar de destaque no “mural do mundo”, o evento RioMarket 2011 nos abrilhantou com a presença do ilustre Jon Fougner, diretor de marketing do Facebook.
Um rapaz com a juventude de seus 28 anos, criatividade e um carisma peculiar, falou durante uma hora sobre o potencial da ferramenta para o nosso produto, onde pessoas como nós, meros mortais, pudéssemos tirar o melhor proveito da rede social para divulgar nosso trabalho.

Dentro das dicas dadas por ele, acrescentei algumas que julguei necessárias. Bem, aqui vamos nós. Diretamente do topo da pirâmide:

10 dicas de como divulgar o escritor no Facebook

1- Crie uma Fan Page
As páginas de “perfil” permitem apenas o cadastro de 5.000 amigos. Claro. Ninguém tem 5.000 “amigos”. Você pode ter fãs, parceiros, interesses em comum e por esse motivo o número se encerra com esses dígitos. No começo, quando tudo ainda era um sonho, não se imaginava o potencial de marketing da ferramenta, portanto, para que você possa agregar quantos fãs quiser, crie sua página de “curtir” ou Fan Page. Agora pode parecer piada, com apenas 8 pessoas curtindo seu nome, mas em um futuro bem próximo as coisas podem mudar e você não vai ter tempo para administrar seu perfil I, II, III...


2- Comece cedo
Antes mesmo do seu livro ser lançado, comece a falar dele no Facebook. Desperte a curiosidade falando dos personagens, da história. Essa é uma ferramenta muito utilizada com filmes e seriados de TV. Os resultados são magníficos.


3- Faça um site
É essencial que você tenha um site onde as pessoas possam colher mais informações a seu respeito. Hoje, com a facilidade dos blogs e com ferramentas de construção de sites, não é impossível ter o seu espaço na internet. Cuidado com o conteúdo, com a clareza das imagens passadas e faça com que tenha a sua cara. Ali o espaço é seu! Não se esqueça de abrir o link “curtir”, assim os dados vão fluir de uma plataforma para outra. Seu site alimenta o Facebokk e vice-versa. 

4- Converse com seus fãs
Não existe nada mais prazeroso que estreitar os laços com as pessoas que curtem seu trabalho. Troque ideias, ofereça ajuda, converse. Mas cuidado. Isso deve ser natural. Se você não gosta muito de conversa, responda com educação e poucas palavras. Seja autêntico. 


5- Use fotos e vídeos
Imagens falam mais que mil palavras... hum... ditado antigo mas verdadeiro. Escolha bem as imagens que irão "falar" do seu trabalho. Bom gosto, nesse caso, é essencial. Esbanje com vídeos a respeito do tema tratado, entrevistas. O Youtube está aí para isso! Abra um canal, faça seus próprios vídeos, seja criativo e compartilhe!


6- Atualize
Sempre. Nunca se esqueça do seu Facebook, do seu blog... Quem não é visto, não é lembrado!


7- Faça Parcerias
Em um mundo cada vez maior e mais competitivo, agregar sempre ajuda e o Facebook tem usuários suficientes para qualquer que seja o seu interesse. Crie vínculo com escritores, com comunidades que tratam do assunto abordado no seu livro, faça parcerias com pessoas que já possuem um canal no YouTube, converse com editoras, pessoas ligadas ao mundo literário, com amigos. Várias cabeças pensam melhor do que uma. Ideias novas irão surgir dessa parceria.


8- Use seu site
Mais uma vez, não deixe seu site desatualizado pelo simples fato dele ser um site. Faça uma constante atualização de imagens, de links. Ficará espantado com a quantidade de pessoas que irão retornar para ver suas atualizações. Utilize as redes sociais para anunciar cada novo dado inserido. É de graça!


9- Dê um motivo para curtir sua página
Porque devo curtir sua página? Essa pergunta foi feita pelo próprio Jon Fougner. Porque eu deveria seguir seu livro, ou mesmo, você? Pense a respeito disso... Seguir alguém por amizade é um bom começo, mas queremos mais do que isso.


10-Segmente seu público.
Se você escreve livros infantis e criou uma Fan Page para isso, não vá compartilhar conteúdo adulto. Para isso é importante que você abra uma página para cada trabalho se eles divergirem no público alvo. Segmentando seus leitores você irá conseguir mais seguidores oferecendo em sua página “curtir” o que eles querem saber.
Mas cuidado para não excluir...


Jon Fougner ainda cita a poderosa arma de marketing do Facebook. Anuncie!
Claro... Essa dica não poderia faltar!


2 comentários:

  1. Dicas muito bacanas! Os escritores não devem permanecer nas sombras, os leitores adoram novidades e contato.

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  2. Oi flor!

    Gerencio o blog Falando de livros (www.falandodelivros.com), gostaria de saber se você está aceitando parceria.
    Meu e-mail é dandaraday@hotmail.com

    Aguardo, obrigada.

    ResponderExcluir

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