sábado, 16 de junho de 2012

Três dicas do mestre Stephen King






Segundo Stephen King, existem três enganos fatais que o escritor novato pode cometer quando ainda contaminado pela erudição de seus professores ou por seus ideais ainda imaturos:

1. O autor não deve escrever para os outros, mas sim para si mesmo.

2. A linguagem é mais importante do que a estória.

3. A ambiguidade é preferível à clareza e à simplicidade.

Ele diz isso no prefácio ao volume I da série A Torre Negra, que é O Pistoleiro.
Isto também pode ser dito de outra forma:

1. Antes de começar a escrever o seu livro de ficção, o autor deve escolher a sua audiência, que envolve resolver o gênero (policial, fantástico, romance, etc...) em que vai produzir, até a população que deseja alcançar (vocabulário, sofisticação na estrutura, etc.)

2. Alguns escritores iniciam preocupados com o seu estilo, procurando escrever como este ou aquele escritor. Baita engano! O estilo, ou o que chamamos de "voz" do escritor só vai surgir depois de um bocado de estrada, e não deve ser sua preocupação.

3. Escrever de forma simples é escrever bem. A busca da perfeição é parecida com a busca da simplicidade da forma, direta é clara, sem nenhum adereço desnecessário.

3 comentários:

  1. É um Mestre não?
    Gostei das dicas! Vou pensar bem antes de escrever me futuro livro.
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eliane,
    Nunca li algo do Stephen King (vergonha), mas reconheço o escritor de grande renome que ele é, e suas sucintas dicas para novatos.
    Agora, falando delas, também considero o estilo de um autor a parte elementar da obra. Incrível quando conseguimos reconhecer um escritor apenas por uma passagem sua. Vejo Machado de Assis aqui. O estilo dele é tão eloquente, tão forte, que a obra machadiana fica ali, despudorada para os que já tiveram contato com ela anteriormente.
    Ambiguidade também é uma coisa que me agrada. Gosto de finais abertos, de dúvidas e oscilações. Especialmente quando o autor tem controle delas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. VENHA FAZER PARTE DO GRUPO DA ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (FACEBOOK). PUBLIQUE SEUS POEMAS, CONTOS, CRÔNICAS, FOTOGRAFIAS, SUGESTÕES DE LIVROS, PEÇAS DE TEATRO, FILMES...TODO CONTEÚDO CULTURA.
    ACESSE O LINK E CLIQUE NA OPÇÃO (SEGUIR/PARTICIPAR DO GRUPO). DEPOIS É SÓ PUBLICAR SEUS TEXTOS COM OU SEM FOTOS.
    https://www.facebook.com/groups/149884331847903/


    Facebook: do poeta e editor Carlos Roberto de Souza (Agamenon Troyan) http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...