terça-feira, 25 de junho de 2013

Mate seus Personagens



“Aspirantes a escritores de ficção, se você já se perguntou como escrever um romance de sucesso, o segredo está aqui: matar seus personagens. 
Dos poucos livros que ganharam o prestigioso The Man Booker Prize em 2011, todos os 13 livros tiveram em comum a morte de seus protagonistas.
Este gráfico bonito, desenhado por Christian Tate , traça os temas dominantes dos livros vencedores dos últimos anos, mostrando que não apenas alguns, mas TODOS os vencedores tem a morte como destaque.  Em distante segundo lugar, temos temas sobre amor e traição. Esses assuntos podem fazer o sangue ferver, mas obviamente não garantem uma vitória.”


Muitos autores temem a respeito de seus protagonistas. Eles irão agradar? Como posso fazê-los cativar o maior número de pessoas? Matá-los então, nem pensar! Acabar com a vida de um personagem construído com tanto cuidado requer coragem e ousadia, mas como disse o autor americano Kurt Vonnegut, "Escreva para agradar apenas uma pessoa. Se você abrir a janela e fizer amor com o mundo, posso dizer, a sua história vai pegar pneumonia."


Vá em frente! Não existe fórmula mágica para o sucesso, mas se for um autor destemido, declare a morte do seu personagem preferido e boa sorte!

Fonte: Brain Pickings

2 comentários:

  1. Como leitora sinto muito quando o protagonista morre.
    Sei que as vezes se torna um pouco cansativo a figura de um só, mas junto a outros personagens, talvez não... Acho também que o ideal de um escritor seria a "famosa" trilogia,onde podemos desfrutar mais tempo de um personagem,dando oportunidade de nós o conhecermos melhor e quem sabe descobrir qual seria seus próximos passos dentro da trama.Na maioria dos livros que curto, os policiais,um personagem forte,investigativo e com um toque de humor é uma delícia!
    Não matem os protagonistas,deixe-os guardados ,quem sabe uma consultoria...
    R.Vallim

    ResponderExcluir
  2. Acho complicado matar um protagonista. Não que, dependendo da história, não seja possível. O problema é que, matar para garantir um provável sucesso, que talvez venha ou não, não faz muito sentido na minha cabeça. É óbvio que a vida de um protagonista não pode ser fácil, mas só vale matá-lo se sua morte trouxer um sentido maior à história. Matá-lo para chocar o público pode nem sempre dar certo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...