segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sou viciada em açúcar




Sempre me considerei uma pessoa equilibrada, livre de qualquer tipo de vício, se é que isso é possível. Sou apaixonada por chocolate, coca-cola, mas sempre consumi com moderação... será?

Hoje andando pelas ruas do Rio de Janeiro, enquanto me deliciava com um Sundae do meu querido amigo McDonald´s, parei em frente à banca de jornal e assustada reparei em uma revista que alertava sobre o vício em... açúcar.

Como assim? Não sou viciada em açúcar. Não tenho problemas com o peso, minho glicose está normal de acordo com o ultimo exame, não tenho problemas de diabetes na família e ponto final! Mas o subconsciente fala, e quando a lanterna vermelha começa a soar, é porque algo vai mal.

Me recordo bem quando fui ao laboratório buscar os resultados do meu teste de glicose. Eu só conseguia pensar que se algo desse errado eu não sei como faria para deixar de comer meus amados doces... Meu fim de semana foi regado à sorvete com leite condensado e antes de dormir, às escondidas (não sei de quem) comi uma barra de CRUNCH. Hum... meu chocolate preferido! 

Conclusão:
Estou viciada em açucar! Simples assim.

Não tenho mais como me esconder dessa realidade. Não sou mais criança e enquanto meu pâncreas continuar lutando contra meus péssimos hábitos, vou estar salva. Mas a pergunta é... até quando?

Li que o açúcar dá uma certa “bobeira mental”, cientificamente explicada pelo encontro da insulina com um aminoácido chamado triptofano que é rapidamente convertido no cérebro em serotonina, um tranquilizante natural.  Por isso antigamente se oferecia “ água com açúcar” em momentos de tensão.
Além disso a ingestão continua de açúcar faz subir o nível da glicose no sangue, então o pâncreas é obrigado a produzir uma quantidade extra de insulina. A insulina abaixa o nível de glicose e em virtude dessa queda a vontade de comer açúcar volta com mais força. 

Não tem remédio... Vou ter que maneirar.

Como minha batalha começa hoje ( depois do sundae ), devo confessar que vou compartilhar um pouco dos meus temores com vocês. Não vou ser radical, mas vou ter que diminuir muito e posso garantir, não vai ser fácil.

Boa sorte para mim e que no fim das contas, eu possa sentir menos desejo por aquilo que me adoça. (Que pena! O prêmio bem que poderia ser consumir mais... ). Hum... só de falar me lembrei do mashmallow da torta da esquina. Socorro!


Um dia de cada vez... Aí vamos nós! 




5 comentários:

  1. Crunch é ótimo! Eliane, acho que você tem que terminar sua amizade com esse amigo Mc Donald's. Pode ser uma separação difícil, mas vocês sobreviverão.

    Gosto muito de doce, nossa. Eu não fico muito neurótico pensando em doennças e tal, mas tem hora que fico pensando a mesma coisa... deve ser muito estranho de repente ser privado de comer algo que a gente goste muito por causa da saúde. Estranho e tentador kkk

    ResponderExcluir
  2. Hahaha.. É verdade, Tiago. Essa amizade não anda me fazendo muito bem. É engraçado que só em sabermos que "não podemos" as coisas ficam mais apetitosas. Coisas do inconsciente. Beijooo

    ResponderExcluir
  3. Nos meus dias de tédio eu sempre busco o serenata KKKKKK

    ResponderExcluir
  4. Olá Eliane, gostei de ler teu post!! Parabéns!!! beijinhos


    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Marli, vamos trocar os livros? Beijos :*)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...